sábado, 2 de junho de 2012

O Arroz de Pato.

Este é daqueles pratos que gosto mesmo muito, mas, que por falta de lembrança, não faço sempre.
Normalmente faço assim, a olho, que é como me sai melhor. Vou no entanto tentar dar as medidas que usei para referência.



Ingredientes:

- 1 pato;
- 2 chouriços;
- 1 pedaço de bacon;
- 2 cebolas grandes;
- 3 canecas de arroz vaporizado;
- Água;
- Ovos (a gosto);
- Azeite;
- Sal e pimenta;
- Molho de Soja (opcional).

Preparação:

Em primeiro lugar comecei por preparar tudo o que ia precisar para cozer o pato. Descasquei uma cebola, cortei-a em quartos, deitei tudo para a panela de pressão e reguei com um fio de azeite. Pus a refogar durante uns 10 minutos em lume brando e desliguei o fogão.
Seguiu-se depois a parte que eu mais gosto - NOT -, tirar a pele toda ao pato. E quando digo toda é mesmo toda. Limpei -o dos miúdos que ainda trazia e cortei o bicho em quatro partes para caber na panela,  cobri com água, juntei um chouriço sem pele cortado em quatro e o pedaço de bacon inteiro. Seguiu-se-lhe um pouco de molho de soja para dar cor e sabor e pus a cozer durante uma hora e pouco na panela de pressão.
Acabada esta tarefa, tirei  a carne para um prato a fim de arrefecer e reservei a água. Desfiei o pato e cortei em pedacinhos muito pequenos o chouriço e o bacon cozidos e misturei tudo.

Tudo isto foi parar ao frigorífico porque o arroz era só para o dia seguinte mas eu gosto de adiantar tudo de véspera.

No dia seguinte foi muito fácil. Descasquei uma cebola, piquei-a muito fina e refoguei ligeiramente. Juntei 4 canecas da água da cozedura do pato, deixei ferver e juntei o arroz. Deixei cozinhar lentamente até o arroz ficar cozido e absorver todo o líquido.
Depois, depois foi fácil. Dispus em camadas, sendo a última de arroz. Reguei com dois ovos batidos na hora e enfeitei com rodelas de chouriço. 
Foi direitinho para o forno. Só saiu quando as rodelas de chouriço começaram a revirar, brilhantes da gordura derretida. Uma delícia.
Bom Apetite!

2 comentários:

  1. Arroz de pato é um dos meus pratos favoritos e esta receita parece-me ser deliciosa! :D

    Beijo
    Alice

    ResponderEliminar