quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Compotas: Morango e Pêssego.

Cá em casa gostamos bastante de compota, se for caseira então, nem se fala. Pois que aqui há uns tempos, a minha mãe deu-me literalmente quilos de fruta provenientes da nossa horta. Como não conseguíamos dar vencimento a tanta quantidade optei por fazer compotas, pois desperdiçar fruta tão boa até seria um crime. Fiz compota de pêssego e de morango. Ficaram ambas deliciosas.



Compota de Morango


Ingredientes:

- 2kg de Morangos;
- 800gr. de Açúcar.


Preparação:

Leve muito bem os morangos e retire-lhes o pé. Corte-os em pedaços a seu gosto e coloque-os no tacho/panela onde vai fazer o doce. Junte o açúcar e deixe a macerar à temperatura ambiente durante aproximadamente uma hora. Depois disso leve ao lume. Assim que começar a ferver, reduza o lume e vá mexendo ocasionalmente para não deixar pegar ao fundo. Deixe a ferver durante mais ou menos uma hora. Eu retirei do lume não muito espesso, mas aí, já é mesmo uma questão de gosto. Seguidamente deixei o doce arrefecer, coloquei em frascos devidamente esterilizados e quando já estava frio guardei no frigorífico.
Se a quantidade fosse maior, teria que ferver os frascos por forma a selarem hermeticamente para o doce não ganhar bolor, como era pouco, não valeu a pena.

Na fase da maceração.


Aspecto da compota acabada de fazer.


Compota de Pêssego


Ingredientes:

- 2kg de Pêssegos
- 800gr. de Açúcar.
Preparação:

Descasque os pêssegos e corte-os em pedaços. Junte o açúcar e deixe macerar cerca de duas horas. Se no final desse tempo verificar que não tem muita calda, adicione um pouco de água morna.
Quanto ao restante processo é exactamente igual ao que está descrito para a compota de morango.

Quando começou a ferver.


Compota já pronta.

3 comentários:

  1. Fogo! Depois de jantar, eu que sou uma gulosa, fiquei a salivar. Bjs

    ResponderEliminar
  2. Mas tinha de abrir um blog de coisas boas logo agora que estou cheia de fome?
    Abriu (ainda mais) o apetite :)

    ResponderEliminar
  3. este ano também fiz compotas pela primeira vez, mas na máquina do pão. ficaram óptimas! agora o que eu quero mesmo saber é onde arranjaste esses frascos lindos!!!

    ResponderEliminar